ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Turquia diz que adotará controles mais rígidos e multas contra altas de preços

11/10/2018 08h47

ANCARA (Reuters) - A Turquia ordenou a governadores em todo o país que adotem controles mais rígidos e multas àqueles que realizarem aumentos acentuados de preços devido a acontecimentos econômicos, afirmou nesta quinta-feira o Ministério do Interior.

A economia da Turquia foi afetada nas últimas semanas por uma crise cambial que levou a lira a cair mais de 40 por cento este ano e a inflação a saltar para quase 25 por cento, máxima de 15 anos.

Com os preços subindo de forma generalizada, o presidente Tayyip Erdogan pediu aos turcos que relatem lojas e "oportunistas" que estiverem aumentando excessivamente os preços, e prometeu fazer incursões a essas lojas se necessário.

Na terça-feira o ministro das Finanças, Berat Albayrak, também anunciou um plano para cortar os preços em 10 por cento, em uma tentativa de combater o aumento dos preços ao consumidor.

Nesta quinta-feira, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, enviou uma nota aos governadores de todas as 81 províncias pedindo que medidas sejam adotadas contra aqueles que "se aproveitarem" do câmbio volátil para aumentar os preços, disse o ministério em comunicado.

(Reportagem de Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu)

Mais Economia