Discussões comerciais entre EUA e China devem incluir moeda, diz secretário do Tesouro dos EUA
Por David Lawder
NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, afirmou nesta sexta-feira ter dito ao chefe do banco central da China que questões monetárias precisam ser parte de quaisquer novas conversas comerciais entre Estados Unidos e China, e expressou suas preocupações sobre as quedas recentes do iuan.
Mnuchin também disse à Reuters em entrevista que a China precisa identificar “itens de ação” concretos para reequilibrar a relação comercial dos dois países antes que conversas para resolver as disputas possam ser retomadas.
O chefe do Tesouro dos EUA e o chefe do banco central chinês, Yi Gang, discutiram extensamente questões monetárias às margens de encontros anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial na ilha indonésia de Bali.
"Eu expressei minha preocupação sobre a fraqueza da moeda (yuan) e isto como parte de quaisquer discussões comerciais, moeda tem que ser parte da discussão", disse Mnuchin sobre o encontro.
As duas autoridades conversaram sobre fundamentos do mercado que desvalorizaram o iuan ante o dólar, disse Mnuchin, acrescentando: "Acho que tivemos uma explicação produtiva a partir de ponto de vista dele sobre estas questões."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.