IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exportação de petróleo do Irã desaba ainda mais com sanções dos EUA

15/10/2018 11h46

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A Turquia e a Itália são os últimos compradores de petróleo iraniano, além de China, Índia e Oriente Médio, segundo dados de navios petroleiros e uma fonte do setor, no mais recente sinal de que os embarques estão sofrendo um grande impacto das sanções norte-americanas.

A República Islâmica exportou 1,33 milhão de barris por dia até agora em outubro para a Índia, China, Turquia e Oriente Médio, segundo dados do Refinitiv Eikon. Nenhuma embarcação foi mostrada como indo para a Europa.

No entanto, uma fonte da indústria que também rastreia as exportações estimou os embarques em 1,5 milhão de barris por dia, incluindo navios que não são mostrados por satélite, dos quais um petroleiro com 1 milhão de barris indo para a Itália.

Isso representa uma queda de pelo menos 2,5 milhões de bpd ante abril, antes de o presidente Donald Trump, em maio, retirar os Estados Unidos de um acordo nuclear de 2015 com o Irã e restabelecer sanções.

Os números também marcam uma queda adicional de 1,6 milhão de bpd ante setembro.

A perda esperada de uma quantidade considerável de oferta iraniana ajudou a impulsionar os preços do petróleo, que em 3 de outubro atingiram o maior nível desde o final de 2014, a 86,74 dólares por barril.

O preço do petróleo, desde então, diminuiu para 81 dólares, embora analistas afirmem que a queda das exportações iranianas continue sendo um fator altista.

"É uma das razões pelas quais os preços ainda estão acima de 80 dólares", disse Eugen Weinberg, analista do Commerzbank.