IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

México espera que disputa sobre tarifas de aço acabe em dezembro

17/10/2018 19h14

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governo do México, nesta quarta-feira, disse que espera terminar as disputas com os Estados Unidos e Canadá sobre tarifas do aço antes que o próximo presidente tome posse, no início de dezembro.

México e Canadá têm batido cabeça com a administração Trump sobre a indústria do aço desde que os EUA, no fim de maio, anunciou tarifas de 25 por cento nas importações de aço e de 10 por cento nas de alumínio.

Os mexicanos retaliaram Trump impondo tarifas sobre vários produtos norte-americanos, de destilados a carne de porco. Na última semana, o Canadá anunciou novas cotas em sete diferentes tipos de aço, provocando uma resposta mais dura do governo do México.

Falando em evento na Cidade do México, o ministro da Fazenda do México, Ildefonso Guajardo, demonstrou esperança de que a indústria de aço mexicana poderá ser excluída de tarifas comerciais aplicadas pelo Canadá, dizendo que "a possibilidade de conseguirmos isso não é pequena".

Guajardo afirmou ainda que conversou com autoridades canadenses, e que se um acordo for possível para deixar de fora das tarifas os produtores de aço mexicanos, as tarifas pagas iriam retornar para a indústria.

A disputa sobre a questão do aço persiste mesmo depois das renegociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Os três países conseguiram chegar a um consenso no último mês. Eles querem assinar o novo tratado até 30 de novembro.

Rogelio Garza, um vice-ministro da Fazenda, falando no mesmo evento nesta quarta-feira, disse esperar que o México chegue em um acordo sobre o aço com os EUA e o Canadá nas próximas seis semanas, antes da assinatura do novo acordo trilateral.

(Por Anthony Esposito)