IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Draghi, do BCE, diz que enfraquecer regras orçamentárias da UE tem preço alto para todos

18/10/2018 14h15

BRUXELAS (Reuters) - Não há evidências de que enfraquecer os limites orçamentários da União Europeia sobre empréstimos leve à prosperidade, mas está claro que tais ações possuem um preço alto para todos os que estão na área da moeda única, disse o presidente do Banco Central Europeu nesta quinta-feira.

Falando a líderes da União Europeia em uma cúpula dedicada à integração da zona do euro, Mario Draghi disse que as regras orçamentárias da UE e o Pacto de Estabilidade e Crescimento devem ser respeitados pelo interesse de todos, disse uma autoridade com informações sobre a cúpula.

Apesar de não citar diretamente a Itália, ficou claro que Draghi estava se referindo ao projeto de Roma de elevar os empréstimos para financiar as promessas eleitorais de maiores gastos e cortes de impostos.

"Não há evidências de que enfraquecer todas as regras leve à prosperidade, mas isso terá um preço alto para todos os envolvidos", disse Draghi a 27 líderes da UE - todos, exceto o Reino Unido, que deve deixar a UE em março de 2019 - segundo a autoridade

"As regras devem ser respeitadas pelo interesse próprio de todas as partes, especialmente as mais fracas", disse Draghi aos líderes.

Ele afirmou que uma integração mais profunda da zona do euro, agora em discussão nos 19 países que compartilham a moeda única, pode ajudar a mitigar os diferentes pontos de vista sobre a política fiscal.

"Não há alternativa construtiva. Para isso, o respeito às regras é essencial com a abertura para mudanças para aprofundar a integração", disse Draghi de acordo com a autoridade.

(Por Jan Strupczewski)