IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chinesa State Power negocia compra de usinas de energia no Brasil, diz fonte

19/10/2018 15h49

Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - A chinesa State Power Investment Corporation está negociando a aquisição de mais duas hidrelétricas e duas termelétricas no Brasil, disse uma pessoa com conhecimento sobre a questão.

Uma das hidrelétricas é a Usina Três Irmãos, de 800 megawatts no Estado de São Paulo, controlada pelo grupo de infraestrutura brasileiro Triunfo Participações e Investimentos (TPI), disse a fonte, pedindo para não ser identificada.

O jornal Valor Econômico reportou as negociações sobre a usina Três Irmãos na quinta-feira. A State Power e a Triunfo não quiseram comentar o assunto.

Porém a fonte acrescentou que as negociações com a Triunfo não seriam fáceis, porque a empresa foi mencionada por promotores brasileiros neste mês por não colaborar com uma investigação sobre um caso de corrupção envolvendo as suas operações rodoviárias.

A companhia de energia chinesa deve apresentar ainda uma oferta até o fim deste mês pelo controle da hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia. As negociações de compra da usina se estendem por quase dois anos.

A State Power também está considerando também fazer uma oferta por duas usinas termelétricas de carvão detidas pela francesa Engie, nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, disse a fonte.

A Engie, que colocou as usinas à venda há seis meses, disse que o processo de venda está "acontecendo" sem elaborar sobre os ofertantes.

A presidente da State Power no Brasil, Adriana Waltrick, disse à Reuters em maio que a empresa queria continuar a investir em aquisições depois de ter pago 2,25 bilhões de dólares por uma licença para operar a usina hidrelétrica São Simão, anteriormente operada pela Cemig

(Por Tatiana Bautzer)