IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itália está pronta para ajustar orçamento se mercados desaprovarem, diz Il Messaggero

23/10/2018 07h17

ROMA (Reuters) - O governo de coalizão da Itália está preparado para ajustar seu contestado orçamento de 2019 se os mercados reagirem negativamente e o spread entre os rendimentos do título de 10 anos do governo e os rendimentos alemães saltar, noticiou o jornal Il Messaggero nesta terça-feira.

Na segunda-feira, o governo afirmou que vai manter seus planos, embora tenha reconhecido que seu orçamento, que vai elevar o déficit do próximo ano a 2,4 por cento do Produto Interno Bruto, não está em linha com o Pacto de Estabilidade e Crescimento da UE.[nL2N1X20BO]

O jornal não informou se o orçamento alternativo vai reduzir o déficit para menos de 2,4 por cento do PIB. Mas afirmou que a alternativa não implica em uma saída do euro.

A Comissão Europeia já enviou a Roma uma carta de alerta sobre o orçamento na semana passada, o primeiro passo formal que pode levar Bruxelas a rejeitar as medidas e impor multas. A Comissão deve decidir seu próximo passo nesta terça-feira.

O plano B do governo envolveria uma redefinição das medidas de aposentadoria e renda básica para os pobres, dois pontos importantes de seu orçamento, segundo o Il Messagero, que não deu detalhes de suas fontes.

(Reportagem de Giulia Segreti; reportagem adicional de Agnieszka Flak em Milão)