IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão rebaixa avaliação sobre exportações por guerra comercial

23/10/2018 10h48

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão rebaixou a avaliação sobre as exportações pela primeira vez em dois meses, em meio a sinais de uma desaceleração nos embarques devido à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

As exportações japonesas estão estáveis, disse o governo em relatório econômico mensal de outubro, que registrou um rebaixamento da avaliação do mês anterior que apontou que as exportações estavam estagnadas.

No relatório de outubro, divulgado nesta terça-feira, o governo deixou inalterada a avaliação geral de que a economia está se recuperando em um ritmo moderado.

"Esperamos que as exportações se recuperem, mas precisamos prestar atenção em como as disputas comerciais estão afetando a economia global", disse o governo no relatório.

Washington e Pequim impuseram tarifas de importação sobre produtos um do outro nos últimos meses e os planos de negociação entre os dois países para resolver essa disputa estão estagnados.

O Japão está em risco porque exporta muitos equipamentos e peças de eletrônicos para a China, que são usados para produzir os produtos já finalizados para os Estados Unidos e outros mercados.

O governo sinalizou uma recente desaceleração nos embarques de equipamentos que as empresas chinesas usam para fabricar smartphones, o que sugere que a demanda por esses aparelhos pode estar diminuindo.

O governo deixou inalterada sua avaliação de que os gastos dos consumidores estão se recuperando, mas expressou preocupação com um recente terremoto na ilha de Hokkaido, no norte do país, e inundações severas no oeste do Japão.

O relatório disse que as despesas de capital estão aumentando, uma visão que permanece inalterada desde setembro.

O governo também deixou inalterada sua avaliação de que a produção industrial está subindo gradualmente.

(Por Stanley White)