IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro das WEG sobe 22% e atinge R$381 mi no 3º tri com crescimento da receita

24/10/2018 09h14

SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante de motores elétricos e tintas industriais WEG teve lucro líquido de 381,43 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 22,2 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, em meio a um robusto aumento da receita líquida.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) subiu 25,9 por cento na comparação anual, para 489,02 milhões de reais, informou nesta quarta-feira a empresa que também atua na geração, transmissão e distribuição de energia. A margem Ebitda, contudo, recuou para 15,1 por cento, ante 16 por cento no terceiro trimestre do ano passado.

A receita operacional líquida atingiu 3,237 bilhões de reais no terceiro trimestre, um crescimento de 32,9 por cento sobre o mesmo período de 2017 e de 5,9 por cento em relação ao segundo trimestre, com desempenho positivo nas vendas internas e externas.

No Brasil, a receita líquida com vendas subiu 36,4 por cento, puxada por novos negócios, "como as usinas de energia solar e a recente aquisição da TGM, empresa de turbinas a vapor", disse a WEG.

A receita com vendas para o mercado externo subiu 30,5 por cento, com crescimento consistentes nas vendas de equipamentos de ciclo curto, disse a empresa, que já observa "novas oportunidades em projetos que demandam equipamentos de ciclo longo, principalmente para os segmentos de óleo e gás, papel e celulose e mineração".

A receita também foi positivamente impactada pela valorização do dólar sobre o real no período.

A WEG, que abriu a temporada de balanços das empresas brasileiras nesta quarta-feira, disse que o retorno sobre o capital investido subiu 0,6 ponto percentual para 17,2 por cento no terceiro trimestre, "comprovando a estratégia de investimentos em novos negócios, com retornos atraentes".

O custo dos produtos vendidos subiu 34,5 por cento no trimestre, para 2,288 bilhões de reais, com redução da margem bruta de 0,8 ponto percentual, para 29,3 por cento no terceiro trimestre. Segundo a empresa, o aumento dos custos e a redução da margem bruta se devem principalmente à consolidação da aquisição WEG Transformers US e ao crescimento das vendas de projetos de geração solar, no qual as margens operacionais são estruturalmente mais baixas.

RESULTADO FINANCEIRO

O resultado financeiro líquido da WEG foi positivo em 8,5 milhões de reais no terceiro trimestre, ante resultado também positivo de 26,7 milhões de reais no mesmo período de 2017. A queda, segunda empresa, é explicada pelas menores taxas de juros recebidas sobre a posição de caixa.

A empresa encerrou o trimestre com uma dívida bruta de 4,8 bilhões de reais, sendo 56 por cento em operações de curto prazo e 44 por cento de longo prazo, e com aplicações financeiras de 5,055 bilhões de reais. Com isso, a posição de caixa líquida no fim de setembro era de 255,3 milhões de reais.

(Por Raquel Stenzel)