IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lojas Renner lucra 38% mais no 3º tri e se prepara para "bom Natal"

Por Gabriela Mello

25/10/2018 17h46

SÃO PAULO, (Reuters) - A varejista de moda Lojas Renner elevou em 38,4 por cento o lucro líquido do terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 194,2 milhões de reais, apoiada em crescimento de receita e controle de despesas.

"Tivemos bom ritmo de vendas e conseguimos expandir margens comercial e bruta, mesmo em cenário ainda de incerteza e baixa atividade econômica... E estamos bem preparados para o quarto trimestre", afirmou à Reuters nesta quinta-feira o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Laurence Gomes.

De acordo com ele, o ano vinha sendo desafiador do ponto de vista do consumo por causa do elevado nível de incertezas, mas o desfecho eleitoral deve contribuir para a melhora da confiança, beneficiando as compras de Natal. "Dificilmente veremos um Natal exuberante, mas temos condições de fazer um bom Natal", comentou o executivo.

Para 2019, Gomes disse que a expectativa é de crescimento moderado da economia brasileira. "Considerando também todos os investimentos que viemos fazendo para fortalecer nosso modelo de negócios, acho que temos condições de ter um bom ritmo de vendas no ano que vem", afirmou.

Questionado sobre as aberturas de lojas, ele destacou que a companhia ainda não concluiu o plano orçamentário e que o foco será a integração dos canais online e físico. Em 2018, a meta era abrir entre 60 e 70 unidades, incluindo todas as marcas.

"Mas vamos ter postergações de lojas que iam abrir no quarto trimestre, mas vão ficar para 2019. É questão de calendário, acontece todos os anos", ponderou o diretor financeiro e de RI.

Só no terceiro trimestre, foram inauguradas 14 lojas, sendo três da bandeira Renner, seis da Camicado, duas da Youcom e três da nova marca Plus Size, a Ashua.

A receita líquida total da Lojas Renner cresceu 13,1 por cento entre julho e setembro, para 1,7 bilhão de reais. No conceito mesmas lojas, o crescimento foi de 6,9 por cento na comparação com o terceiro trimestre de 2017. Enquanto isso, as despesas operacionais totais subiram 8,9 por cento ano a ano, somando 668,8 milhões de reais.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado total cresceu 15,9 por cento na mesma base, para 347 milhões de reais, enquanto a margem Ebitda subiu 0,5 ponto percentual, para 20,3 por cento.

Já o resultado financeiro líquido veio negativo em 17,5 milhões de reais no terceiro trimestre, 18,1 por cento menor na comparação anual, após queda no custo de financiamento e redução do endividamento.

Ao fim de setembro, a Lojas Renner contava com uma dívida líquida de 799,4 milhões de reais, montante 5,1 por cento abaixo do apurado um ano atrás. Com isso, a alavancagem medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda caiu para 0,49 vez, de 0,58 vez em setembro de 2017.

A varejista de moda investiu 158,3 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 17,3 por cento na comparação anual, elevando o total desembolsado no ano para 386,6 milhões de reais.

As ações da Lojas Renner encerraram a quinta-feira em alta de 3,29 por cento, cotadas a 36,15 reais, enquanto o Ibovespa subiu 1,23 por cento. Em 2018, os papéis acumulam ganho de cerca de 3 por cento.