Irã inicia vendas de petróleo a exportadores privados para combater sanções dos EUA
DUBAI (Reuters) - O Irã começou, neste domingo, a vender petróleo a empresas privadas para exportação, como parte de uma estratégia para conter as sanções norte-americanas que entram em vigor em 4 de novembro e tentar conter as principais exportações do país, informou o site de notícias SHANA.
No Irã, o comércio de petróleo bruto é controlado pelo Estado. Antes, as empresas privadas de refino só poderiam comprar petróleo para as exportações de derivados, segundo autoridades.
Do 1 milhão de barris oferecido na bolsa de energia, 280.000 barris foram vendidos a 74,85 dólares cada, acrescentou a SHANA.
O Irã disse em julho que iniciaria as vendas de petróleo para empresas privadas como parte de seus esforços para continuar exportando petróleo e que iria tomar outras medidas para conter as sanções depois que os EUA dissessem a aliados que cortem todas as importações de petróleo iraniano a partir de novembro.
A SHANA disse que as vendas de cru deste domingo foram realizadas em incrementos de 35.000 barris, sem nomear os compradores.
Washington reintroduziu sanções contra a negociação de moeda iraniana e setores de metais e automotivo do país em agosto, após a retirada dos EUA de um acordo multinacional de 2015 que levantou sanções em troca de limites para o programa nuclear iraniano. As restrições dos EUA às exportações vitais de petróleo do Irã devem entrar em vigor em 4 de novembro.
(Reportagem Redação Dubai)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.