IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Temer diz que vai insistir com governo eleito para que haja continuidade

29/10/2018 11h49

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira que o governo já tem tudo pronto para realizar a transição para o presidente eleito Jair Bolsonaro, e disse que vai insistir com a equipe do próximo governante para que haja uma continuidade.

"Nós já estamos com tudo formatado para que o próximo governo receba tudo aquilo que nós realizamos, e vamos insistir que não haja descontinuidade, mas ao contrário, que haja continuidade e ainda há aquilo que há de ser feito", disse Temer em discurso na abertura da 18ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol.

"E eu vejo com muita alegria, muito satisfação, que vários setores do governo eleito já dizem que certas coisas têm que continuar, então eu espero, nós todos esperamos, que assim seja", acrescentou.

Temer citou a reforma da Previdência como um dos temas que o próximo governo terá de lidar para combater o déficit fiscal, lembrando que seu governo já tem uma proposta em tramitação no Congresso.

O presidente também fez um apelo por pacificação nacional, após uma das eleições mais polarizadas do país, em que Bolsonaro (PSL) venceu Fernando Haddad (PT) por 55,1 a 44,9 por cento dos votos válidos.

Temer ressaltou a importância da formação de uma oposição por aqueles derrotados na eleição, mas disse que os opositores não podem desejar a destruição do governo.

"Em um sistema democrático é fundamental que haja a oposição... Mas a oposição não pode ter um significado político. No Brasil, ela tem um significado político, ou seja, 'se eu perdi a eleição, o meu dever é destruir o governo que foi eleito'. Esse não é o significado jurídico de situação de oposição na democracia."

(Reportagem de José Roberto Gomes)