IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street recua com preocupação comercial

29/10/2018 18h52

Por Lewis Krauskopf

(Reuters) - As ações dos Estados Unidos caiu nesta segunda-feira em sessão volátil, com o S&P fechando perto de confirmar sua segunda correção de 2018, afetado por novas preocupações de uma escalada de tensões comerciais entre EUA e China e uma forte queda de nomes grandes de tecnologia e internet.

O índice Dow Jones caiu 0,99 por cento, a 24.443 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,655962 por cento, a 2.641 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,63 por cento, a 7.050 pontos.

Seguindo um rali da manhã, os maiores índices acionários norte-americanos recuaram fortemente após uma notícia da Bloomberg de que os EUA estão se preparando para anunciar tarifas sobre todos os importados chineses no início de dezembro, isso caso as conversas entre o presidente Donald Trump e seu par chinês Xi Jinping, marcadas para o próximo mês, não vinguem.

"Obviamente esse conflito comercial está se transformando em algo potencialmente pior do que já é", disse o estrategista-chefe de investimento da Janney Montgomery Scott, Mark Luschini.

Após o S&P cair mais de 10 por cento em relação ao seu recorde de fechamento do dia 20 de setembro, o índice reduziu suas perdas mais tarde para terminar em baixa de 9,9 por cento de sua máxima. O Dow Jones industrial também caiu mais de 10 por cento na comparação com o recorde de 2 de outubro, antes de fechar com queda de 8,9 por cento para a marca.

As principais ações de tecnologia e crescimento, como a Amazon.com Inc, a Alphabet Inc. do Google e a Netflix Inc, tiveram grandes quedas. O índice de tecnologia do S&P caiu 1,8 por cento.

Já o setor industrial, que tem sido sensível a problemas comerciais, caiu 1,7 por cento, com a Boeing Co despencando 6,6 por cento.

"A preocupação sobre o crescimento e comércio globais...continuam a criar uma ameaça para corporações dos EUA e ações globais", disse o gerente senior de portfolio da Washington Crossing Advisors, Chad Morganlander.