Bolsonaro diz ter compromisso de abrir "caixa-preta do BNDES"
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, em publicação no Twitter, que vai iniciar o mandato determinado a abrir a "caixa-preta" do BNDES para revelar à população o destino de empréstimos realizados pelo banco ao longo dos últimos anos.
Durante a campanha, Bolsonaro já havia prometido abrir os arquivos do BNDES e os da Petrobras , cujas sedes no Rio de Janeiro ficam na mesma avenida. As duas instituições já foram alvos de investigações da Polícia Federal contra a corrupção, em especial no âmbito da operação Lava Jato.
"Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa-preta do BNDES e revelar ao povo brasileiro o que (foi) feito com seu dinheiro nos últimos anos. Acredito que este é um anseio de todos", disse Bolsonaro em publicação no Twitter no início da manhã.
Procurado, o BNDES informou que não comentará as declarações de Bolsonaro.
Em nota, a Associação dos Funcionários do BNDES afirmou que o banco cumpre normas legais em razão do sigilo bancário e disse que a instituição divulga suas operações de forma ampla em seu site.
"Com relação a referências à 'caixa-preta' do BNDES, é importante esclarecer que, além de prestar contas regularmente ao Bacen (Banco Central), CVM, CGU e TCU, o banco vem sendo investigado, há quatro anos, por diversos órgãos de controle e foi submetido a três CPIs, operação Lava Jato, operação Bullish, Comissões de Apuração Interna e Auditoria Independente", afirma a nota.
"Até o momento, não há nenhuma evidência que comprometa a atuação dos empregados do BNDES em qualquer esquema de corrupção", acrescenta.
Uma fonte do banco, que falou sob condição de anonimato, disse que o BNDES é "aberto" e "transparente", e negou a existência de uma "caixa-preta" na instituição.
"O banco não tem caixa-preta, não há medo de nada ou alguém amedrontado. Internamente, não tem culpado", disse a fonte.
Durante a operação Bullish cogitou-se que o empréstimo do BNDES à processadora de carne JBS teria causado prejuízo ao banco. A fonte nega.
"A operação deu lucro", garantiu. "O banco cumpriu seu papel. O banco não tem caixa-preta", acrescentou.
(Por Rodrigo Viga Gaier; Reportagem adicional de Pedro Fonseca)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.