IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tecnologia e empresas de cigarros derrubam índices europeus e encerram recuperação frágil

12/11/2018 15h38

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam nesta segunda-feira em queda liderados por vendas generalizadas de ações de tecnologia depois de resultados e notícias sobre fusões dos pesos pesados alemães Infineon e SAP, e produtores de tabaco foram atingidos por novos sinais de que reguladores norte-americanos querem apertar os controles sobre cigarros de menta.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,82 por cento, a 1.425 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,01 por cento, a 362 pontos, eliminando ganhos no início da sessão.

A suave reversão para o negativo durante o dia, encerrando uma tentativa de recuperação das perdas de sexta-feira, joga luz sobre a fragilidade do sentimento no mercado em meio a contínuas preocupações sobre a crise orçamentária italiana, um acordo para o Brexit e expectativas de novas altas de juros nos EUA.

Notícias de que a Banca Carige possui um buraco de 400 milhões de euros a ser coberto em sua base de capital também reforçou preocupações sobre a saúde do setor bancário na 3ª maior economia da zona do euro.

A negociação das ações do banco foi suspensa, até nova decisão. Próximo ao fechamento do mercado, a Carige aprovou medidas totalizando 400 milhões de euros, incluindo a questão de um título conversível em ações.

O principal índice acionário italiano caiu 1 por cento, antes do prazo final no dia seguinte para a apresentação de uma versão revisada de seu Orçamento.

Ações de tecnologia estavam entre as mais atingidas pelas vendas generalizadas nas últimas semanas, e nesta sessão foram um dos setores que mais caíram, com recuo de 3,7 por cento.

As empresas europeias estão apresentando os resultados mais desapontadores em quase três anos, à medida que uma economia fraca e alta nos custos pesam sobre a atividade econômica, mostraram dados, em um novo golpe para a confiança de investidores.

(Reportagem de Helen Reid, Josephine Mason e Danilo Masoni)