IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nippon Steel se prepara para preços mais fracos com temores sobre desaceleração chinesa

20/11/2018 15h29

Por Yuka Obayashi e Yoshiyasu Shida

TÓQUIO (Reuters) - A siderúrgica japonesa Nippon Steel & Sumitomo Metal está se preparando para um mercado de aço mais fraco na Ásia, porque a escalada da guerra comercial sino-americana pode reduzir a demanda por aço no maior comprador da China e no Sudeste Asiático, disse um executivo do grupo.

    "A maior incerteza é como a demanda por aço e o mercado na China e no Sudeste Asiático vão mudar", disse Katsuhiro Miyamoto, vice-presidente executivo da Nippon Steel, em entrevista à Reuters na semana passada.

    "Esperamos que os preços do aço na Ásia enfraqueçam no segundo semestre (outubro a março) em relação ao primeiro semestre (abril a setembro), embora o mercado japonês provavelmente continue firme com a forte demanda", disse ele, referindo-se ao ano fiscal que começa em abril.

    A terceira maior siderúrgica do mundo, com produção de aço bruto, registrou um aumento de 43 por cento no lucro líquido dos seis meses encerrados em setembro, com suas margens de lucro subiram 3.200 ienes (28,44 dólares) por tonelada nos preços mais altos dos produtos.

    A companhia, contudo, supõe que a melhora na margem cairá para 2 mil ienes para o ano, uma vez que os preços do aço no resto da Ásia devem cair nos seis meses entre outubro e março, em relação ao período anterior de seis meses, disse Miyamoto.

    "O atrito comercial EUA-China teve impacto limitado no mercado mundial de aço devido à demanda saudável na China e em outras áreas, mas se a economia chinesa enfraquecer e a China impulsionar as exportações de aço para o sudeste asiático, certamente terá um impacto", disse.

A siderúrgica pretende produzir 11 milhões de toneladas de aço bruto a cada trimestre no próximo ano fiscal e está mantendo sua meta de produção anual de 45 milhões de toneladas no ano até março de 2021, disse Miyamoto.

(Reportagem de Yuka Obayashi e Yoshiyasu Shida)