Crescimento empresarial da zona do euro em novembro fica abaixo do esperado, mostra PMI
Por Jonathan Cable
LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro foi muito mais fraco do que o esperado neste mês devido à queda acentuada das exportações, afetadas pela desaceleração da economia global e pela guerra comercial liderada pelos Estados Unidos, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
O PMI Composto preliminar do IHS Markit caiu a 52,4 em novembro, nível mais baixo desde o final de 2014, de 53,1 em outubro, contra expectativa em pesquisa da Reuters de 53,0.
Entretanto, leitura acima de 50 na pesquisa indica crescimento.
"Esse é um sintoma de desaceleração da demanda global, a indústria está liderando a desaceleração. A guerra comercial foi amplamente citada, especialmente na indústria", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.
O subíndice de novas encomendas de exportação, que inclui o comércio com países membros, caiu de 49,2 em outubro para 48,9, nível mais baixo desde que o IHS Markit começou a apurar os dados em setembro de 2014.
O PMI preliminar para o setor de serviços caiu para a mínima de 25 meses de 53,1, de 53,7 em outubro.
A indústria também encontrou dificuldades este mês e o PMI do setor caiu a 51,5 de 52,0, nível que não era visto desde meados de 2016. O subíndice de produção se aproximou da marca de 50, caindo de 51,3 para 50,4.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.