Aramco quer aumentar participação no mercado da Ásia, mesmo com cortes, diz CEO
Por Rania El Gamal
DHAHRAN, Arábia Saudita (Reuters) - A Saudi Aramco expandirá a sua participação no mercado da Ásia, apesar dos possíveis limites na produção da Opep no próximo ano, e está mirando negócios na China e na África conforme pretende se tornar o líder global de químicos, disse o presidente da maior petroleira do mundo nesta segunda-feira.
Amin Nasser, presidente-executivo da gigante de petróleo, disse à Reuters que a empresa aceitaria qualquer acordo da Opep para cortar a produção em 2019, menos de duas semanas antes da reunião do grupo em que será decidida a política de oferta.
Porém ele acrescentou que ainda vê oportunidades de crescimento na Ásia --citando a China, a Índia, a Malásia e a Indonésia-- e prosseguirá com ventures de refino para garantir novos mercados para o petróleo da Aramco.
"Nós sempre vamos tentar expandir nossa participação no mercado, mas ao mesmo tempo a empresa é obrigada a cumprir qualquer acordo da Opep", disse Nasser em entrevista em Dhahran, Arábia Saudita.
"A Ásia é um mercado muito importante para nós. Nós estamos avaliando duas possíveis joint ventures para refinarias na China no momento... Nós continuamos a expandir nossa participação em diferentes mercados."
"Nós estamos analisando a Índia, estamos analisando a Malásia, a Indonésia e estamos analisando a China. Todos esses mercados são importantes para nós, mesmo na África", ele acrescentou.
(Por Rania El Gamal)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.