IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall Street termina dia volátil em alta; tecnologia ajuda e Brexit pesa

Sinéad Carew

10/12/2018 20h00

As bolsas dos Estados Unidos fecharam em leve alta a volátil sessão desta segunda-feira (10), com impulso de ações de tecnologia, embora incerteza sobre a saída do Reino Unido da União Europeia tenha mantido investidores receosos sobre o crescimento global.

O Dow Jones subiu 0,14%, para 24.423 pontos, o S&P 500 ganhou 0,17%, para 2.637 pontos e o Nasdaq avançou 0,74%, para 7.020 pontos.

O índice de energia teve a maior queda percentual com recuo dos preços de petróleo e tombo das ações financeiras -- o índice de bancos do S&P 500 confirmou tendência de baixa.

Mas uma recuperação das ações da Apple aparentemente animou investidores no amplo setor de tecnologia.

Com o S&P se aproximando da mínima de 2018 -- atingida em 8 de fevereiro -- algoritmos de negociação aparentemente entraram em cena com sinalização de compra, de acordo com estrategistas. Após atingir a mínima da sessão, o índice passou o resto do dia reduzindo perdas em ritmo irregular antes de voltar ao positivo.

"Parece que encontramos um apoio temporário para estes níveis. Isso pode explicar um pouco a reversão", disse David Joy, estrategista-chefe de mercado na Ameriprise. "Isso me diz que é uma negociação de muito curto prazo realizada por computadores, muito volátil e sem direção."

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, aprofundou as incertezas globais ao adiar a votação parlamentar de seu acordo para o Brexit, dizendo que o texto iria ser rejeitado "por uma margem significativa".

"Isso contribui para a confusão política que está pesando nos mercados globalmente", disse Joy.

(Reportagem adicional de April Joyner, Chuck Mikolajczak, Medha Singh e Amy Caren Daniel)