IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índia nomeia burocrata Shaktikanta Das como presidente do banco central

11/12/2018 11h58

MUMBAI (Reuters) - O governo da Índia nomeou Shaktikanta Das, um burocrata bancário experiente, como o próximo presidente do banco central da Índia (RBI), substituindo Urjit Patel, cuja renúncia na segunda-feira agitou os mercados financeiros.

Das, que se aposentou como secretário de departamento de assuntos econômicos, foi nomeado presidente do banco central por um mandato de três anos, informou o governo em comunicado nesta terça-feira.

Das é conhecido como um burocrata experiente que ocupou cargos importantes tanto no partido governista Bharatiya Janata como no anterior governo liderado pelo Congresso Nacional Indiano.

Sua nomeação deve animar os mercados, já que os investidores esperam que a comunicação entre o governo e o banco central melhore após uma discussão pública que aprofundou uma divisão existente entre os dois lados.

"Os títulos e a rúpia devem reagir positivamente após esta notícia", disse Ashish Vaidya, diretor-executivo e chefe de operações do DBS Bank em Mumbai.

"Ele é um burocrata e ajudará a melhorar o relacionamento do governo com o RBI. Esperamos que o RBI tenha uma abordagem pragmática, seja pró-crescimento e mude sua postura, uma vez que a inflação caiu drasticamente."

Na segunda-feira, a renúncia de Patel veio depois de mais de um mês de disputa política com o governo, que levantou preocupações sobre a independência do banco central.