IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investidores estrangeiros reduzem apostas em Treasuries à medida que curva de rendimentos ameaça inverter

11/12/2018 11h02

Por Tomo Uetake e Saikat Chatterjee

TÓQUIO/LONDRES (Reuters) - Um sinal preocupante de inversão na curva de títulos do governo dos Estados Unidos está diminuindo o apelo do mercado de títulos de maior rendimento do mundo desenvolvido para investidores estrangeiros.

Os investidores estrangeiros estão revisando seus investimentos ou vendendo suas posições em Treasuries, à medida que as taxas de rendimentos no curto prazo se elevam acima daquelas de prazo mais longo e não são lucrativas para os detentores desses títulos cobrirem seus riscos cambiais.

A diferença entre os rendimentos de curto e longo prazo, ou a curva de rendimentos, se contraiu nas últimas semanas, à medida que as crescentes taxas de juros dos EUA se somam aos temores de que a maior economia do mundo pode estar desacelerando, pesando sobre os rendimentos de títulos de prazos mais longos.

E, à medida que o os rendimentos de curto prazo se elevam mais do que os rendimentos de longo prazo, o custo da exposição de hedging ao dólar norte-americano sobe.

"Há toda a questão dos custos de hedge. Essa é a única coisa que foi sem importância no início do ano, mas agora é considerável", disse Paul O'Connor, diretor de ativos múltiplos da Janus Henderson em Londres, cuja empresa administra 378,1 bilhões de dólares em ativos.

"Você está derrubando uma parte substancial dos rendimentos dos EUA quando compra do ponto de vista do Reino Unido e protege essa exposição. Quando compramos dívida do governo, sempre a protegemos. Você não quer correr o risco do câmbio", disse ele.

O Federal Reserve aumentou as taxas oito vezes desde o final de 2015 e parece estar preparado para elevar novamente na semana que vem, enquanto outros bancos centrais do mundo permanecem tímidos em normalizar a política, causando uma diferença significativa nas taxas de rendimentos de curto prazo.