IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Equatorial anuncia plano de demissão voluntária para Cepisa, adquirida da Eletrobras

12/12/2018 19h26

SÃO PAULO (Reuters) - A Equatorial Energia informou nesta quarta-feira que sua controlada Companhia Energética do Piauí (Cepisa), comprada recentemente junto à estatal Eletrobras, lançou um Programa de Demissão Voluntária, de acordo com comunicado ao mercado.

Segundo a Equatorial, poderão aderir ao programa os atuais funcionários da Cepisa que preencham os requisitos estabelecidos no regulamento do PDV.

A Equatorial não anunciou metas de demissões voluntárias e acrescentou que o movimento "não afetará a qualidade dos serviços prestados".

A Cepisa é uma das cinco distribuidoras de energia privatizadas neste ano pela Eletrobras, que enfrentou processos judiciais movidos por sindicatos contra os leilões de venda.

Os representantes dos trabalhadores argumentam, em geral, que os desinvestimentos da Eletrobras poderiam afetar os funcionários das distribuidoras, que estão sendo alvo de venda devido a maus resultados financeiros que levaram ao acúmulo de dívidas bilionárias.

Com esses argumentos, inclusive, uma liminar judicial suspendeu a eficácia do leilão de privatização da distribuidora de eletricidade da Eletrobras no Amazonas, realizado na última segunda-feira, até que o colegiado de um órgão especial da Justiça do Trabalho analise o caso.

Ao adquirir a Cepisa por um preço simbólico, de cerca de 50 mil reais, em julho, a Equatorial assumiu uma dívida líquida de cerca de 2,5 bilhões de reais da distribuidora.

A Equatorial também se comprometeu a aportar cerca de 720 milhões na elétrica do Piauí e a reduzir as tarifas em 8,5 por cento após o início de sua gestão na elétrica.

(Por Roberto Samora)