IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índia pode produzir menos açúcar em 19/20 após seca afetar plantio de cana

12/12/2018 09h26

MUMBAI (Reuters) - A produção de açúcar da Índia pode cair em 2019/20, à medida que os agricultores estão lutando para plantar cana por conta de uma seca em dois dos principais Estados produtores do país, segundo autoridades do setor e operadores.

Uma queda na produção pode reduzir as exportações do país e sustentar os preços globais do adoçante, que caíram 15 por cento até agora em 2018.

"Muitos agricultores não conseguiram plantar cana em Maharashtra e Karnataka devido à escassez de água. Isso refletirá na produção do ano que vem", disse Prakash Naiknavare, diretor da Federação Nacional das Fábricas Cooperativas de Açúcar, um grupo comercial.

A cana é uma cultura perene colhida entre 10 a 16 meses após o plantio. O Estado de Maharashtra, no oeste indiano, é o segundo maior produtor de açúcar do país, enquanto Karnataka, no sul do país, ocupa o terceiro lugar. A Índia é o segundo maior produtor global do adoçante.

A produção da Índia durante o ano comercial de 2019/20 pode cair para entre 28 milhões e 29 milhões de toneladas, de 31,5 milhões a 32 milhões de toneladas na estimativa para este ano, disse Naiknavare.

A produção de Maharashtra pode cair 16,7 por cento, para 7,5 milhões de toneladas na próxima temporada, disse ele.

A temporada de comercialização do açúcar vai de outubro a setembro.

"Não temos água suficiente para a cana plantada no ano passado. O plantio em novas áreas não é possível", diz Shrikant Ingale, que planeja plantar cana em 2,8 hectares na aldeia de Mhada, cerca de 350 km a sudeste de Mumbai.

Maharashtra recebeu chuvas 23 por cento abaixo do normal este ano durante a temporada de monções de junho a setembro, enquanto o déficit de chuvas na região de cultivo de cana de Karnataka foi de 29 por cento durante o período.

A produção pode cair pela metade na parte central de Marathwada, em Maharashtra, onde as pessoas estão lutando para garantir água potável, disse BB Thombare, diretor-gerente da Natural Sugar & Allied Industries, uma usina de açúcar da região.

Além da escassez de água, uma infestação de larvas reduzirá a produção na próxima temporada.

Os agricultores geralmente mantêm uma soca, mas este ano muitos estão arrancando essas plantas por causa da infestação de larvas e da escassez de água, disse Sanjay Khatal, diretor da Federação de Fábricas Cooperativas de Açúcar de Maharashtra.

A soca é a raiz da cana após a primeira colheita que permanece no solo para uma segunda colheita, mas que precisa ser removida para matar as larvas.

Depois de uma produção recorde no ano de 2017/18, as usinas indianas estavam lutando para exportar o excedente e buscaram ajuda do governo para a venda no exterior e para apoiar os preços locais.

Um declínio na produção de açúcar pode elevar os preços locais e levar o governo a suspender os incentivos à exportação, disse um comerciante de Mumbai com uma trading global.

"Os embarques indianos seriam limitados na próxima temporada. As usinas acharão mais lucrativo vender no mercado local do que no exterior", disse o comerciante.

(Por Rajendra Jadhav)