IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo presidente do BC da Índia vai consultar bancos e sugere uma postura mais dovish

12/12/2018 10h50

Por Suvashree Choudhury

MUMBAI(Reuters) - O novo presidente do banco central da Índia (RBI), Shaktikanta Das, disse nesta quarta-feira que adotará uma abordagem consultiva e agirá rapidamente para se encontrar com os líderes dos bancos estatais para enfrentar os problemas do setor bancário.

"Eu proponho realizar consultas com as partes interessadas sempre que necessário", disse Das em sua primeira coletiva de imprensa.

Seu antecessor, Urjit Patel, renunciou na segunda-feira após uma disputa pública com o governo.

Das disse que o setor bancário enfrentou muitos desafios e mais medidas precisam ser tomadas. Uma reunião com os líderes de vários bancos estatais será realizada nesta quinta-feira, disse ele.

Das disse que era "encorajador" notar que a inflação estava amplamente alinhada com a meta do banco central e que a perspectiva parecia boa por enquanto.

A expectativa é que os dados que serão divulgados nesta quarta-feira mostrem que a inflação em novembro diminuiu para uma mínima de 16 por cento, recuando 2,8 por cento, de acordo com uma pesquisa da Reuters, dando às autoridades mais margem de manobra.

"A meta de inflação é uma função importante que o ato do RBI determinou. É uma parte obrigatória do funcionamento do RBI. Então, isso continuará sendo muito importante", disse Das, acrescentando que o Ato também menciona a importância do crescimento econômico.

"A manutenção da trajetória de crescimento da economia indiana também é importante", disse Das.