IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselho da CSN aprova emissão de até R$2 bi em debêntures para pagar Caixa

18/12/2018 08h22

SÃO PAULO (Reuters) - O conselho de administração da CSN aprovou emissão de debêntures de até 2 bilhões de reais para pagamento de parte da dívida da companhia com a Caixa, segundo comunicado divulgado na noite de segunda-feira.

A décima emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, terá prazo de cinco anos a partir de 26 de dezembro deste ano. Os títulos terão incidência de juros remuneratórios correspondentes à variação acumulada de 126,80 por cento das taxas médias diárias dos DI.

Segundo a CSN, os recursos captados pela emissão serão usados para quitar antecipadamente duas cédulas de crédito bancário da Caixa, cujo valores não foram informados. A empresa também vai usar o dinheiro para amortizar duas parcelas (sétima e primeira) de saldo devedor de outra cédula de crédito do banco no montante de 570 milhões de reais.

A emissão será garantida em parte com um mínimo de 167 milhões de reais em ações ordinárias da Usiminas detidas pela CSN, além de créditos "oriundos de certas duplicatas mercantis sacadas pela companhia".

A operação também carrega um prêmio aos debênturistas por risco de crédito medido pela relação dívida líquida sobre lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). Com isso, durante a vigência dos títulos, se a alavancagem da CSN em cada ano ficar entre 4,5 e 5 vezes, o prêmio será de 0,5 por cento. O percentual será ampliado para 1 por cento se a relação de endividamento ficar acima de 5,5 vezes. Ao final do terceiro trimestre, a alavancagem da CSN foi de 4,93 vezes ante 5,48 vezes um ano antes.

(Por Alberto Alerigi Jr.)