IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PSB, PDT e PCdoB anunciam bloco partidário de oposição na Câmara

20/12/2018 18h36

BRASÍLIA (Reuters) - O PSB, o PDT e o PCdoB anunciaram nesta quinta-feira que formarão um bloco na Câmara dos Deputados de oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Os blocos partidários são importantes instrumentos com capacidade de influenciar votações e na composição de comissões da Casas. Eles também têm peso fundamental na eleição do presidente da Câmara.

Segundo a nota, o grupo irá fortalecer "as posições políticas e a ação parlamentar desses partidos que têm identidade histórica e mais aqueles que eventualmente ao bloco queiram se reunir". Juntos, PSB, PDT e PCdoB, elegeram 69 deputados nas eleições de outubro.

"Reafirmam, assim, que farão oposição ao governo eleito, em conformidade com o resultado e o desejo expresso pelas urnas, na defesa da democracia, dos direitos sociais, dos calores éticos e republicanos, e defenderão ideias e propostas a favor dos interesses do país", diz nota assinada pelos líderes dos três partidos.

O PT, partido que chegou ao segundo turno da eleição presidencial e elegeu o maior número de deputados federais em outubro, não irá integrar o bloco e pode se ver isolado em 2019.

Desde o início das negociações para a composição do grupo, parlamentares integrantes dos três partidos --principalmente do PDT-- afirmavam que os petistas seriam bem-vindos, desde que abrissem mão de serem os protagonistas do bloco de oposição.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)