IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street fecha em queda com planos do Fed

Por April Joyner

20/12/2018 20h04

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados acionários dos Estados Unidos recuaram nesta quinta-feira (20), com o Nasdaq a um passo de confirmar a entrada em território baixista, com planos do Federal Reserve de continuar a redução de seu balanço e ameaças de uma paralisação parcial do governo dos EUA alimentando a ansiedade de investidores.

O índice Dow Jones caiu 1,99%, para 22.859 pontos, o S&P 500 perdeu 1,58%, para 2.467 pontos e o Nasdaq recuou 1,63%, a 6.528 pontos.

Na mínima da sessão, o Nasdaq despencou 2,85%, levando o índice mais de 20% abaixo de sua máxima de fechamento, no dia 29 de agosto. O índice, em conjunto com o Dow e o S&P 500, reduziu as perdas antes do fim da sessão.

O Nasdaq fechou 19,5% abaixo de sua máxima de fechamento, próximo de confirmar uma correção.

A ação do Fed na véspera de se ater aos planos de mais altas de juros nos próximos dois anos e manter a redução de seu balanço em "piloto automático" assustou investidores já preocupados com a desaceleração do crescimento econômico.

"Isso é basicamente uma continuação das vendas de ontem", disse Michael O'Rourke, estrategista-chefe de mercado na JonesTrading. "O mercado está chateado com todo o aspecto da normalização do balanço do Fed."

A possibilidade de paralisação parcial do governo dos EUA na sexta-feira (21) ampliou o pessimismo. O presidente Donald Trump disse a líderes republicanos do Congresso que não vai assinar a lei de financiamento do governo porque o texto não inclui recursos suficientes para segurança da fronteira.

"Para 2019, eu suspeito que haverá um antagonismo entre a Câmara e a Casa Branca", disse Brian Battle, diretor de negociação na Performance Trust Capital Partners. "Isso é só uma paralisação parcial, mas se (Trump) ficar obstinado, isso não é um bom sinal para o próximo ano."

(Por April Joyner; reportagem adicional de Medha Singh)