IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo autoriza empréstimo adicional de até R$ 400 mi à Ceal, da Eletrobras

21/12/2018 10h58

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia autorizou que um fundo setorial empreste até R$ 400 milhões adicionais à Ceal, distribuidora de energia do Alagoas controlada pela estatal Eletrobras, segundo portaria publicada pela pasta no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A medida vem pouco após a estatal adiar para 28 de dezembro o leilão de privatização da distribuidora alagoana, antes previsto para 19 de dezembro.

O empréstimo será viabilizado com recursos da Reserva Global de Reversão (RGR), que o governo já havia autorizado anteriormente que fossem utilizados em empréstimos emergenciais para bancar custos de operação das distribuidoras da Eletrobras até a privatização das empresas.

Segundo a portaria do ministério, o valor autorizado é "além daquele previsto" anteriormente, e corresponde à diferença entre as despesas totais da Ceal, inclusive impostos, e os valores recebidos por ela em tarifas, encargos e empréstimos da RGR no período de julho de 2017 a 31 de dezembro de 2018, "a ser apurado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)."

A Eletrobras não informou na semana passada o motivo do adiamento do leilão de privatização da Ceal. Na ocasião, o presidente da estatal, Wilson Ferreira Jr., disse que a nova data atendeu solicitação de interessados por mais informações sobre a distribuidora.

(Por Luciano Costa)