IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mourão defende aproveitamento de atual proposta para aprovar reforma da Previdência no 1º semestre

28/12/2018 10h07

SÃO PAULO (Reuters) - O vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, defendeu o aproveitamento da proposta de reforma da Previdência que já tramita no Congresso pelo governo Jair Bolsonaro, que assume na terça-feira (1°), a fim de que a medida seja aprovada pelo parlamento ainda no primeiro semestre de 2019, segundo entrevista publicada no jornal Valor Econômico desta sexta-feira (28).

Na entrevista, Mourão também defendeu uma Proposta de Emenda à Constituição para permitir uma maior desvinculação dos recursos do Orçamento.

"Eu acho que (a proposta de reforma da Previdência que tramita atualmente) vai ter que ser aproveitada, até pelo problema do prazo. Se a gente for voltar para a estaca zero, não vamos conseguir produzir nada no ano que vem. Poderia ser feito um adendo aqui, outro ali dentro da visão que se tem", disse o vice-presidente eleito, de acordo com o Valor.

"Mas temos que usar o que está lá e colocar uma coisa a mais, que isso é permitido pelo regulamento interno do Congresso, para que a gente consiga no primeiro semestre tentar passar isso aí", acrescentou.

Mourão também defendeu uma reforma do Estado que coloque mais recursos nas mãos de estados e municípios e uma mudança na Constituição que diminua a vinculação de recursos do Orçamento.

"A Constituição do jeito que está engessa o país", disse, segundo o jornal.

(Por Eduardo Simões)