IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Regulador chileno multa Itaú CorpBanca em US$8,8 mi após investigação relacionada a controladoras da SQM

08/01/2019 11h45

SANTIAGO (Reuters) - O regulador de valores mobiliários do Chile informou nesta terça-feira que autuou o Itaú CorpBanca com uma multa equivalente a 8,8 milhões de dólares por superar os limites permitidos na concessão de crédito a sociedades controladoras da produtora de lítio SQM.

A Superintendência de Bancos e Instituições Financeiras (SBIF) abriu uma investigação contra o Itaú Corpbanca em meados de 2017 por considerar que o banco havia concedido empréstimos excessivos às empresas Norte Grande, Potasios de Chile e Pampa Calichera.

Por meio de um complexo sistema de sociedades de investimento, conhecidas como "cachoeiras", o empresário local Julio Ponce mantinha o controle da SQM.

Anos atrás, Ponce e outros executivos das sociedades foram autuados após o regulador descobrir a existência de um esquema coordenado que beneficiou economicamente o polêmico ex-ditador Augusto Pinochet.

Em comunicado, o órgão regulador indicou que duas das três multas aplicadas inicialmente contra o Itaú Corpbanca foram revogadas, mas manteve uma das penalidades por operações realizadas em 2013.

(Por Marion Giraldo)