IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Helicóptero da PM cai na Baía de Guanabara e um policial morre; autoridades investigam queda

14/01/2019 11h28

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um policial morreu e três ficaram feridos na queda de um helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro na Baía de Guanabara nesta segunda-feira, informou a corporação.

O PM morto chegou ser socorrido mas não resistiu. O governador Wilson Witzel (PSC) lamentou a morte do policial durante o serviço.

“Queria prestar solidariedade à família do policial que morreu. Perdemos mais um herói do Estado do Rio de Janeiro“, disse Witzel a jornalistas.

Ao ser questionado se a aeronave poderia ter sido abatida por tiros, o governador disse que é preciso aguardar as investigações. “Eu ainda estou aguardando o relatório da PM e autoridades competentes para me pronunciar", disse.

O secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, disse à Reuters que os sinais são de pane mecânica. “Não foi tiro, foi problema mecânico", afirmou.

Antes de cair em uma região de mangue, na Ilha do Fundão, zona norte da cidade, motoristas viram o helicóptero dando rasantes no espelho d'água. O piloto conduziu aeronave a uma região de mangue onde houve a queda. Logo em seguida, ela afundou nas águas da Baía de Guanabara.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e até pescadores da região foram acionadas para socorrer os policiais. Imagens aéreas mostraram socorristas fazendo massagem cardíaca em um dos PMs.

A região onde houve a queda do helicóptero é cercada por favelas e conjuntos de comunidades onde os confrontos são frequentes.

“Só a perícia na aeronave poderá atestar o que realmente aconteceu“, disse a major da PM Claudia Moraes, ao ser questionada se a queda havia sido resultado de uma pane mecânica ou de disparos.

O caso já está sendo apurado pelas autoridades competentes.

“A aeronave --Esquilo Modelo H350 BA-- estava com a manutenção regularizada. O acidente será apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Centro de Criminalística da Polícia Militar também acompanhará a apuração“, informou a PM em nota.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)