IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras vai retomar projetos de desinvestimentos após liminar de Toffoli

José Roberto Gomes

14/01/2019 09h01

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras disse que retomará a publicação de eventuais oportunidades relacionadas a novos projetos de desinvestimentos de exploração e produção, "seguindo o curso normal de seus negócios", após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme comunicado nesta segunda-feira (14).

Na sexta-feira (11), o ministro Dias Toffoli derrubou, por meio de liminar, decisão do colega na Corte Marco Aurélio Mello que poderia prejudicar o processo de venda dos ativos pela petroleira.

Em seu despacho, Toffoli suspendeu a decisão até que o plenário do STF aprecie a matéria, pautada para 27 de fevereiro.

Em meados de dezembro, Marco Aurélio suspendeu os efeitos de decreto que define regras de governança para cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás pela Petrobras.

A Petrobras disse ainda que, em relação às suas 254 concessões em campos maduros em terra e águas rasas, encaminhou para a reguladora ANP a informação de que está em processo de desinvestimento em cerca de 70% delas, "solicitando prazos compatíveis para sua conclusão pelo fato de... seguir sistemática interna de desinvestimentos validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU)".