IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado de trabalho dos EUA fica mais forte, salários crescem moderadamente, diz Fed em Livro Bege

16/01/2019 18h20

Por Pete Schroeder

WASHINGTON (Reuters) - O mercado de trabalho ficou mais forte nos Estados Unidos, com as empresas enfrentando dificuldades para encontrar trabalhadores em qualquer nível de qualificação, e os salários em geral cresceram moderadamente, disse o Federal Reserve nesta quarta-feira em seu mais recente relatório sobre a economia.

O Livro Bege do banco central norte-americano, um relatório da economia a partir de discussões com representantes do empresariado, mostrou um mercado de trabalho forte ao redor de todos os 12 distritos do Fed, com a maioria reportando ganhos moderados nos salários.

A maioria dos distritos também relatou aumentos de preços de modestos a moderados, com alguns afirmando que tarifas mais elevadas impulsionaram os custos.

O Fed reportou que as perspectivas para a economia em geral foram positivas, mas acrescentou que muitos distritos disseram que os representantes ouvidos estavam menos otimistas devido à maior volatilidade do mercado financeiro, crescentes taxas de juros de curto prazo, queda nos preços de energia, e elevada incerteza política e comercial.

O efeito da paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, que agora está em sua quarta semana, parece não ter aparecido durante a compilação do Livro Bege.

A única menção de impacto relacionado à paralisação veio do Fed de Chicago, que disse que produtores e outros estavam enfrentando maior incerteza devido à divulgação mais lenta de relatórios de agricultura pelo governo. Pagamentos a agricultores impactados por tarifas também foram prejudicados pela paralisação.

(Por Pete Schroeder; reportagem adicional de Ann Saphir)

(Tradução Redação São Paulo 55 11 56447732))

REUTERS LM AC