IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar encerra quase estável perto de R$3,76; mercado acompanha Bolsonaro em Davos

21/01/2019 17h24

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou quase estável ante o real nesta segunda-feira, em pregão de baixa liquidez, com as atenções voltadas para a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Fórum Econômico Mundial.

O dólar avançou 0,07 por cento, a 3,7587 reais na venda. Na máxima da sessão, a moeda alcançou 3,7812 reais e na mínima chegou a 3,7570 reais. O dólar futuro operava em alta de cerca de 0,2 por cento.

A sessão foi de baixa liquidez em função do feriado do Dia de Martin Luther King, nos Estados Unidos, onde mercados não abriram.

Em breve entrevista na chegada a Davos, na Suíça, Bolsonaro disse que pretende mostrar ao Fórum Econômico Mundial que o Brasil mudou, que é um país seguro para investimentos e que está tomando medidas para reconquistar a confiança, acrescentando que não irá apresentar planos específicos para privatizações durante o encontro.

Segundo contou uma fonte à Reuters, o presidente usará seu discurso para defender a agenda de reformas econômicas do governo e sinalizar a disposição do Brasil a fazer uma maior abertura comercial e desburocratização da economia.

"Acho que vai ser positivo, temos coisas positivas, o Brasil virou holofote novamente. Vai como uma boa notícia para investidores externos, claro que ele vai levar (as privatizações) de uma forma macro, acho que não deve entrar em detalhes", afirmou o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcísio Rodrigues.

Internamente, o mercado começa a olhar com mais cautela para a movimentação do governo em relação à reforma da Previdência. Em uma entrevista no sábado, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sinalizou que o governo deve optar por "uma transição bastante suave" na proposta de Previdência.

"Esse é um ponto importante. O que ele quis dizer com suave? Ele ainda não foi claro e isso está muito mais na mão do Ministério da Economia, do Paulo Guedes, acho até que há uma proposta ali um pouco mais forte do que a ala do Bolsonaro gostaria", avaliou Rodrigues, citando possíveis divergências dentro do governo.

No cenário externo, o mercado observou com cautela o menor crescimento da economia chinesa, que em 2018 desacelerou para o seu nível fraco em 28 anos sob o peso do enfraquecimento da demanda doméstica e das tarifas dos Estados Unidos.

Somado à notícia da desaceleração chinesa, o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou nesta segunda-feira suas previsões para o crescimento econômico global para 2019 e 2020, citando fraqueza na Europa e em alguns mercados emergentes.

Também no radar do mercado está o caso envolvendo movimentações atípicas do senador eleito e filho do presidente Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e de seu ex-assessor, Fabrício Queiroz.

O BC vendeu nesta sessão 13,4 mil contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares. Desta forma, rolou 9,38 bilhões de dólares do total de 13,398 bilhões de dólares que vencem em fevereiro.

Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

(Por Laís Martins)