IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Associação de investidores vai abrir ação contra venda de divisão comercial da Embraer

Por Rodrigo Viga Gaier

22/01/2019 10h05

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Associação Brasileira de Investidores (Abradin) afirmou nesta terça-feira (22) que vai entrar com ação civil pública contra a operação de venda do controle da divisão comercial da Embraer para a norte-americana Boeing, por entender que a transação deveria disparar uma oferta pública de aquisição de ações para todos os acionistas da fabricante brasileira de aeronaves.

O processo será encaminhado junto à 24ª vara civil federal de São Paulo do Tribunal Regional Federal da 3ª região.

A ação quer que a Justiça anule reunião do conselho de administração da Embraer de julho do ano passado que autorizou as negociações da companhia com a Boeing.

O conselho da Embraer ratificou acordo para o que chama de joint venture (empreendimento conjunto) com a Boeing em 11 de janeiro, depois que o governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou ter aberto mão do direito de veto que possui na Embraer em questões estratégicas.

"Não existe 'joint venture' isso é sofisma da administração da Embraer. Existe cisão seguida de venda", afirmou o presidente da Abradin, Aurelio Valporto.

"O que restar da Embraer não sobreviverá, a médio prazo, sem pesados subsídios estatais, daí as perspectivas de rebaixamento anunciadas pelas agências de rating, como Standard & Poor's e Fitch", acrescentou.

Representantes da Embraer afirmaram que a empresa não comentará o assunto.

Alguns dias depois, a Embraer anunciou que estima ter uma posição líquida de caixa quando concluir a venda do controle de sua divisão de aviação comercial para a Boeing, mas alertou que terá lucro pequeno ou zero nos próximos dois anos.

Nesta terça-feira, o Credit Suisse cortou o preço-alvo dos recibos de ações da Embraer negociados nos Estados Unidos de US$ 28 para US$ 24.

Como é o teste de um avião novo, que inclui até queda de barriga

UOL Notícias