IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BTG Pactual pede ao Cade para investigar práticas da XP

Tatiana Bautzer

23/01/2019 08h51

SÃO PAULO (Reuters) - O banco BTG Pactual encaminhou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reclamação na terça-feira (22) contra a XP Investimentos, afirmando que a companhia de investimentos promove práticas anticompetitivas e pedindo investigação.

Na queixa, o BTG alega que a XP não está cumprindo um acordo assinado com o Cade no ano passado que permitiu ao Itaú Unibanco comprar uma participação de 30% na companhia.

Entre as condições acordadas com o Cade em março de 2018, está o compromisso da XP de não impedir a concorrência com outras instituições e evitar criar cláusulas adicionais em relação a contratos de exclusividade fechados com agentes autônomos, dificultando eventuais migrações.

A XP abriu processos contra o BTG no mês passado, buscando impedir que o banco atraísse agentes autônomos associados à XP a operar na nova plataforma digital do BTG.

BTG, XP e Itaú Unibanco não puderam comentar o assunto de imediato.

O acordo entre Itaú e XP foi aprovado pelo Cade no ano passado. Mas o Banco Central autorizou o Itaú a aumentar a participação de 30 para até no máximo 40% e impediu o banco de assumir controle da companhia de serviços financeiros até pelo menos 2026.