Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Índices chineses terminam estáveis com preocupeção comercial compensando expectativa de estímulo

23/01/2019 07h51

XANGAI (Reuters) - Os principais índices acionários chineses fecharam quase estáveis nesta quarta-feira, com as esperanças de mais medidas de estímulo para sustentar o crescimento econômico sendo compensadas pelas preocupações com a disputa comercial entre os Estados Unidos e a China.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,07 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,05 por cento.

A China vai aumentar os gastos fiscais este ano para sustentar a economia, concentrando-se em cortes adicionais de impostos e taxas para pequenas empresas, disseram autoridades do Ministério das Finanças nesta quarta-feira.

A crescente pressão sobre a segunda maior economia do mundo afetou o crescimento no ano passado, que registrou seu nível mais baixo desde 1990, mesmo quando Pequim intensificou as medidas de estímulo e incentivou os bancos a realizar mais empréstimos.

O conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, negou as notícias de que uma reunião preliminar de comércio entre autoridades dos EUA e da China foi cancelada, dizendo que a história não é verdadeira.

Por mais que o presidente dos EUA, Donald Trump, queira impulsionar os mercados por meio de um pacto comercial com a China, ele não suavizará sua posição de que Pequim deve realizar reformas estruturais reais, incluindo a maneira como lida com propriedade intelectual, para chegar a um acordo.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,14 por cento, a 20.593 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,01 por cento, a 27.008 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,05 por cento, a 2.581 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,07 por cento, a 3.141 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,47 por cento, a 2.127 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,49 por cento, a 9.846 pontos.

. Em SINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,68 por cento, a 3.171 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,26 por cento, a 5.843 pontos.