IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Colgate-Palmolive prevê queda no lucro de 2019

25/01/2019 11h12

BANGALORE, Índia (Reuters) - A Colgate-Palmolive previu nesta sexta-feira queda no lucro de 2019, responsabilizando incertezas sobre a economia global e aumento de preços de commodities.

A maior fabricante de pasta de dente do mundo aumentou preços em regiões como América Latina, onde obtém a maior parte de sua receita, em meio à elevação nos preços de commodities no ano passado.

Os aumentos nos preços levaram a uma queda na demanda no Brasil e na Argentina onde a Colgate enfrenta competição da Procter & Gamble e da Unilever.

A Colgate afirmou que vai investir mais em publicidade no próximo ano fiscal para manter sua participação de mercado, mas isso, junto com os preços maiores de matérias-primas e flutuações do câmbio, fez a companhia estimar um declínio de um dígito médio no lucro por ação em 2019. Analistas esperavam crescimento de 2,4 por cento no lucro por ação, segundo dados da IBES Refinitiv.

No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado da Colgate caiu 3 por cento, para 638 milhões de dólares, equivalente a 0,74 dólar por ação ante expectativa média de analistas de resultado positivo de 0,73 dólar por papel, segundo dados da IBES Refinitiv.

(Por Uday Sampath)