IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do consumidor dos EUA atinge mínima de 1 ano e meio em janeiro

29/01/2019 15h00

WASHINGTON (Reuters) - A confiança do consumidor dos Estados Unidos caiu para uma mínima de um ano e meio em janeiro, uma vez que a paralisação parcial do governo e a turbulência dos mercados financeiros deixaram as famílias nervosas com a perspectiva da economia no curto prazo.

A queda na confiança divulgada pelo Conference Board na terça-feira espelha outra pesquisa divulgada neste mês mostrando que a confiança caiu ao nível mais baixo desde que o presidente Donald Trump foi eleito há mais de dois anos, fortalecendo as expectativas dos analistas de que a economia está perdendo força.

"Não tem como a previsão da equipe econômica de Trump de crescimento de 3 por cento este ano ser correta se a confiança dos consumidores não melhorar um pouco", disse Chris Rupkey, economista-chefe do MUFG.

O índice de confiança do consumidor apurado pelo Conference Board caiu 6,4 pontos, para 120,2 este mês, leitura mais baixa desde julho de 2017. O Conference Board atribui a terceira queda mensal na confiança à "volatilidade no mercado financeiro e à paralisação do governo", o que deixou os consumidores pessimistas sobre o futuro no curto prazo.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7729)) REUTERS CMO LM