Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Economia da França encerra 2018 com mais força do que o esperado

Leigh Thomas

30/01/2019 07h34

PARIS (Reuters) - A economia francesa encerrou 2018 com força maior do que a esperada apesar dos violentos protestos dos "coletes amarelos", embora ainda esteja abaixo da meta do governo para o ano, mostraram dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

As exportações fortes ajudaram a compensar a desaceleração nos gastos do consumidor, que foram afetados no quarto trimestre por ondas de protestos contra o governo que forçaram muitas lojas em Paris a fechar durante o período de final de ano.

Como resultado, a segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,3 por cento no último trimestre de 2018, mesma taxa registrada nos três meses anteriores, informou a agência de estatísticas INSEE.

A leitura preliminar superou as expectativas de expansão de apenas 0,1 por cento em pesquisa da Reuters com 32 economistas.

Entretanto, isso significa que a economia francesa cresceu 1,5 por cento em 2018, contra previsão do governo de 1,7 por cento e abaixo da máxima de uma década de 2,3 por cento no ano anterior.