IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China diz que relatório dos EUA sobre seu cumprimento com regras da OMC não tem base factual

06/02/2019 10h58

PEQUIM (Reuters) - A China se opõe a um relatório feito pelo escritório do representante do Comércio dos Estados Unidos sobre seu cumprimento com as regras da Organização Mundial do Comércio, informou o Ministério do Comércio, alegando inconsistência com os fatos.

O relatório foi baseada na lei interna dos EUA, e não em acordos da OMC e regras multilateriais, informou o Ministério chinês em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Uma parte considerável das acusações contra a China no relatório excedeu os compromissos com a OMC, carecendo de uma base legal e factual, acrescentou.

A China apoia firmemente o sistema multilateral de comércio e participa das reformas da OMC, além de se opor claramente contra o unilateralismo e protecionismo, completou.

Negociar as novas regras da Organização Mundial do Comércio para tentar frear as práticas comerciais "mercantilistas" da China seria um exercício falho, disse o escritório de Comércio do governo Trump na segunda-feira, prometendo prosseguir com sua abordagem unilateral para proteger os trabalhadores, agricultores e empresas dos EUA.

O escritório do Representante de Comércio dos EUA usou, em parte, seu relatório anual ao Congresso sobre o cumprimento da China na OMC para justificar suas ações na guerra comercial com Pequim, visando forçar mudanças no modelo econômico da China.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping nas próximas semanas para tentar selar um acordo comercial amplo com Pequim, mas reconheceu que ainda não está claro se um acordo pode ser alcançado.

(Por Judy Hua)