IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras provisionará mais de US$600 mi por arbitragem movida pela Vantage

07/02/2019 19h37

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras provisionará mais de 600 milhões de dólares referentes à sentença de arbitragem movida pela Vantage Deepwater Company e Vantage Deepwater Drilling contra a companhia e subsidiárias, segundo fato relevante nesta quinta-feira.

De acordo com a estatal, o efeito decorrente do provisionamento será reconhecido no resultado consolidado do sistema Petrobras do quarto trimestre de 2018.

A arbitragem movida pela Vantage, lembrou a Petrobras, originou-se de um contrato de serviços de perfuração obtido mediante corrupção, conforme revelado pela Operação Lava Jato.

Em julho do ano passado, o Tribunal Arbitral formado por três árbitros decidiu por maioria, com um voto divergente, que a Petrobras e suas subsidiárias deveriam pagar à Vantage a quantia de 622,02 milhões de dólares, acrescida de juros compostos de 15,2 por cento ao ano, a título de ressarcimento pela rescisão antecipada do referido contrato e faturas relativas à perfuração de um poço no Golfo do México.

Em agosto do ano passado, a Petrobras iniciou ação anulatória da sentença arbitral, inclusive com fundamento no voto divergente.

(Por Roberto Samora)