IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço spot da energia chega ao teto no Sul e Sudeste com piora em chuvas

08/02/2019 17h45

SÃO PAULO (Reuters) - O preço da eletricidade no mercado spot, ou Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), chegou ao teto regulatório de 513,89 reais por megawatt-hora nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, disse nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), após uma piora nas projeções de chuva na área das hidrelétricas.

Os preços spot, utilizados no mercado de curto prazo de energia, são fortemente influenciados pelas precipitações devido ao predomínio da geração hídrica na matriz elétrica do país.

As cotações também influenciam os preços da energia no mercado livre, onde grandes consumidores podem negociar contratos de suprimento diretamente com fornecedores, além de serem levados em conta na definição das bandeiras tarifárias da conta de luz, que elevam custos para os consumidores quando a oferta de energia é menor.

Segundo a CCEE, o valor teto de 513,89 reais por megawatt/hora foi atingido para carga pesada e média no Sudeste e no Sul.

Analistas já haviam apontado à Reuters mais cedo nesta semana que havia grandes chances de preços spot no teto ainda neste mês, caso não houvesse melhora nas chuvas.

Mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu nesta sexta-feira suas projeções de chuva na área das usinas hídricas do Sudeste para 60 por cento da média histórica, ante 63 por cento na semana anterior.

Já no Nordeste e no Norte os preços spot continuaram mais baixos, embora tenham subido 27 por cento e 14 por cento frente à semana anterior, respectivamente, de acordo com a CCEE.

(Por Luciano Costa)