IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços ao consumidor dos EUA permanecem inalterados em janeiro

13/02/2019 11h41

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao consumidor nos Estados Unidos permaneceram inalterados pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, levando ao menor aumento anual da inflação em mais de um ano e meio, o que pode permitir que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros por um tempo.

O Departamento de Trabalho informou nesta quarta-feira que o Índice de Preços ao Consumidor foi pressionado pela gasolina mais barata no mês passado, o que compensou os aumentos no custo dos alimentos e dos aluguéis.

Nos 12 meses até janeiro, a inflação ao consumidor subiu 1,6 por cento, taxa mais fraca desde junho de 2017. O índice aumentou 1,9 por cento em dezembro na comparação anual.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor subiu 0,2 por cento, avançando na mesma margem pelo quinto mês consecutivo. Nos 12 meses até janeiro, o chamado núcleo da inflação subiu 2,2 por cento pelo terceiro mês consecutivo.

Economistas consultados pela Reuters previam que os preços ao consumidor subissem 0,1 por cento em janeiro e o núcleo da inflação avançasse 0,2 por cento.

(Por Lucia Mutikani)