IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB do Japão se recupera de terremoto e enchentes

Stanley White

14/02/2019 07h31

TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão se recuperou no quarto trimestre uma vez que os gastos de empresas e consumidores mostraram melhora após o impacto de desastres naturais, mas os atritos comerciais e um aumento proposto de imposto sobre vendas devem afetar o crescimento em 2019.

A expansão anualizada de 1,4 por cento entre outubro e dezembro igualou a expectativa em pesquisa da Reuters. O dado seguiu-se a uma contração anualizada revisada de 2,6 por cento entre julho e setembro, quando enchentes e um terremoto suspenderam temporariamente a produção.

As exportações reais subiram 0,9 por cento entre outubro e dezembro sobre o trimestre anterior, mostraram dados do Escritório do Gabinete, crescimento mais rápido em um ano.

O PIB avançou 0,3 por cento sobre o trimestre anterior, contra expectativa de 0,4 por cento e contração de 0,7 por centro entre julho e setembro.

Os gastos de capital foram o principal responsável pelo crescimento no quarto trimestre, subindo 2,4 por cento uma vez que as empresas gastaram em equipamentos.

O consumo privado, que responde por cerca de 60 por cento do PIB, subiu 0,6 por cento no período, contra aumento esperado de 0,8 por cento.