PIB do Japão se recupera de terremoto e enchentes
TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão se recuperou no quarto trimestre uma vez que os gastos de empresas e consumidores mostraram melhora após o impacto de desastres naturais, mas os atritos comerciais e um aumento proposto de imposto sobre vendas devem afetar o crescimento em 2019.
A expansão anualizada de 1,4 por cento entre outubro e dezembro igualou a expectativa em pesquisa da Reuters. O dado seguiu-se a uma contração anualizada revisada de 2,6 por cento entre julho e setembro, quando enchentes e um terremoto suspenderam temporariamente a produção.
As exportações reais subiram 0,9 por cento entre outubro e dezembro sobre o trimestre anterior, mostraram dados do Escritório do Gabinete, crescimento mais rápido em um ano.
O PIB avançou 0,3 por cento sobre o trimestre anterior, contra expectativa de 0,4 por cento e contração de 0,7 por centro entre julho e setembro.
Os gastos de capital foram o principal responsável pelo crescimento no quarto trimestre, subindo 2,4 por cento uma vez que as empresas gastaram em equipamentos.
O consumo privado, que responde por cerca de 60 por cento do PIB, subiu 0,6 por cento no período, contra aumento esperado de 0,8 por cento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.