IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comitê do Parlamento Europeu vota pelo início das negociações comerciais com os EUA

19/02/2019 11h07

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - Parlamentares da União Europeia votaram nesta terça-feira a favor do início das negociações com os Estados Unidos sobre tarifas mais baixas para produtos industriais, em um acordo com o objetivo de aliviar as tensões comerciais com o governo do presidente Donald Trump.

O Comitê de Comércio Internacional do Parlamento Europeu votou por 21 a 17 a favor de uma resolução incentivando os governos da UE a apoiarem os termos de negociação apresentados pela Comissão Europeia.

A resolução agora vai para uma votação na Câmara em março. A proposta não é obrigatória, mas terá relação com as possíveis negociações com Washington, já que o Parlamento teria que aprovar qualquer acordo fechado.

O texto final, que foi amplamente apoiado pelos partidos de centro-direita, mas que teve oposição dos partidos de centro-esquerda, também define condições para as negociações: devem incluir carros e peças, excluir produtos agrícolas e suspender o acordo se Washington impuser novas tarifas punitivas, como as sobre as importações de automóveis da UE.

O aço e o alumínio da UE já estão sujeitos às tarifas de importação protecionistas dos EUA.

Os termos de negociação da Comissão, divulgados no mês passado, são mais notáveis pelo que deixam de fora do que pelo que incluem.

A UE propõe a redução de tarifas sobre produtos industriais, como máquinas e materiais. Os Estados Unidos têm uma grande lista de desejos, incluindo acesso mais amplo ao mercado agrícola.