IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices fecham em leve alta em Wall Street após ata do Fed

20/02/2019 19h08

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices das bolsas norte-americanas fecharam em alta nesta quarta-feira, com a ata da última reunião do Federal Reserve mostrando que os diretores do órgão entenderam que uma pausa na alta da taxa de juro dos EUA apresentava pouco risco.

O Dow Jones <.DJI> subiu 0,24 por cento, para 25.954 pontos. O S&P 500 <.SPX> ganhou 0,18 por cento, a 2.784 pontos. O Nasdaq <.IXIC> evoluiu 0,03 por cento, para 7.489 pontos.

Mas os formuladores de políticas deram poucos sinais de quanto tempo vai durar sua "paciência" em relação à política de juros dos EUA, de acordo com as atas da reunião de janeiro, resultando em grande volatilidade no mercado.

"As atas em grande parte ecoaram a declaração cautelosa do Fed em sua última reunião", disse Joe Manimbo, analista sênior de mercado da Western Union Business Solutions, em Washington.

"Tenho a impressão de que as taxas serão mantidas até o final deste ano. ... Mas o Fed passou perto de fechar a porta para uma subida de taxa ainda este ano se os riscos de menor crescimento diminuirem."

O BC norte-americano surpreendeu os mercados em janeiro ao suspender uma campanha de três anos de alta das taxas, afirmando que seria paciente em fazer ajustes em seu intervalo de juros de curto prazo, agora entre 2,25 e 2,5 por cento ao ano.

A paciência do Fed e o progresso nas negociações comerciais entre EUA e China ajudaram o S&P 500 <.SPX> a subir cerca de 18 por cento desde meados de dezembro, quando o mercado temia uma desaceleração econômica.

(Reportagem de Caroline Valetkevitch)