IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Henkel se torna vegana para reacender negócios de beleza

21/02/2019 13h04

DUSSELDORF (Reuters) - A empresa alemã de produtos de consumo Henkel anunciou nesta quinta-feira novos produtos e marcas para cabelos, buscando explorar a demanda dos consumidores por ingredientes mais naturais, na tentativa de retomar o crescimento de seus negócios de beleza.

A Henkel relançará a marca de xampu europeu Schauma com uma fórmula vegana, lançará em mais mercados sua linha Nature Box de produtos para cabelo e corpo feitos de óleos prensados a frio e lançará uma nova linha de tintura de cabelo, chamada OnlyLove.

Também lançará marca vegana premium para salões de beleza profissionais chamada Authentic Beauty Concept e expandirá a linha Pro Nature de produtos de limpeza, incluindo detergentes.

O movimento ocorre com consumidores mais cautelosos com ingredientes químicos processados e buscam opções naturais.

O presidente-executivo Hans van Bylen disse a jornalistas que os produtos certificados como veganos abordarão inicialmente um nicho de mercado, mas ele vê forte potencial e disse que o movimento pode ajudar a empresa a se ajustar por completo.

"A crescente mudança para um estilo de vida verde e o forte aumento no número de veganos tem impulsionado a crescente demanda por ingredientes derivados de plantas em produtos de beleza", disse Magda Starula, analista da empresa de dados de mercado Euromonitor.

A maior empresa de cosméticos do mundo, L 'Oreal, comprou a fabricante vegana de produtos de beleza Logocos Naturkosmetik no ano passado e lançou a sua própria linha vegana, Botanea, provenientes de plantas encontradas na Índia.

A Henkel, fabricante do shampoo Schwarzkopf e do detergente Persil, fez o anúncio após alertar em janeiro que os lucros cairiam neste ano, à medida que aumenta o investimento em marcas e tecnologia digital para tentar retomar o crescimento.

A empresa apresentou desempenho inferior aos rivais como a Procter & Gamble e Unilever nos últimos anos, com vendas subjacentes em seus negócios de beleza caindo 0,7 por cento em 2018 e a unidade de lavanderia crescendo 1,9 por cento.

A unidade de beleza da Henkel viu o crescimento das vendas orgânicas se recuperar para 1 por cento no quarto trimestre, mas ainda ficou atrás de selantes e lavanderia, que cresceram 2,1 e 2,8 por cento, respectivamente, no período.

(Por Emma Thomasson em Dusseldorf)