IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Núcleo da inflação na zona do euro acelera em janeiro

22/02/2019 07h30

Por Jan Strupczewski

BRUXELAS (Reuters) - A inflação ao consumidor na zona do euro desacelerou ligeiramente em janeiro devido ao forte enfraquecimento dos preços da energia, mas o núcleo do índice observado pelo Banco Central Europeu avançou, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que os preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro caíram 1 por cento em janeiro sobre o mês anterior, avançando 1,4 por cento na comparação anual, em linha com estimativas anteriores e com as expectativas do mercado.

Os preços de energia, que caíram 0,9 por cento no mês e avançaram 2,7 por cento sobre janeiro de 2018, desaceleraram com força ante a alta anual de 5,5 por cento em dezembro e de 9,1 por cento em novembro.

Sem os voláteis componentes de energia e alimentos não processados, ou o que o BCE chama de núcleo da inflação, os preços caíram 1,2 por cento na base mensal e avançaram 1,2 por cento na comparação anual, acelerando de 1,1 por cento em dezembro.

Autoridades do BCE adotaram uma visão pessimista sobre a economia da zona do euro em sua última reunião de política monetária, e pediram preparativos rápidos para dar aos bancos mais empréstimos de longo prazo, de acordo com a ata do encontro.