IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carrefour Brasil tem alta no lucro do 4º tri com aceleração de vendas

Por Gabriela Mello

26/02/2019 19h12

SÃO PAULO (Reuters) - O Carrefour Brasil anunciou nesta terça-feira lucro líquido de 699 milhões de reais para o quarto trimestre, crescimento de 10,4 por cento na comparação anual, com aceleração do crescimento de vendas.

Em termos ajustados e considerando acionistas controladores, o lucro líquido da rede de varejo foi de 758 milhões de reais no quarto trimestre, um crescimento de 65,9 por cento na comparação anual.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado subiu 26,6 por cento sobre o quarto trimestre de 2017, para 1,415 bilhão de reais, superando a média das previsões de analistas consultados pela Refinitiv, de 1,228 bilhão de reais.

Entre outubro e dezembro, as vendas brutas avançaram 10,2 por cento ano a ano, para 15,8 bilhões de reais. Foi o primeiro crescimento de dois dígitos desde o último trimestre de 2016, puxado principalmente pela abertura de novas lojas, sendo seis do Atacadão, dois atacados de entrega, quatro Carrefour Market e duas do Carrefour Express.

No conceito mesmas lojas, sem considerar gasolina, as vendas brutas subiram 6,2 por cento. O acelerado ritmo de expansão, em particular da bandeira de atacarejo, e o aumento das atividades bancárias elevaram em 14,1 por cento as despesas com vendas, gerais e administrativas no quarto trimestre, para 1,98 bilhão de reais.

A varejista ainda investiu 665 milhões de reais no período, 24,6 por cento mais que entre outubro e dezembro de 2017, com cerca de 83 por cento dos recursos destinados para expansão e manutenção de lojas, além de tecnologia da informação. Em 2018, os investimentos totalizaram 1,79 bilhão de reais, ante 1,81 bilhão no ano anterior,

Ao fim de dezembro, o Carrefour Brasil contava com caixa líquido de 831 milhões de reais, 10,5 por cento acima do montante apurado um ano atrás, e 660 lojas espalhadas pelo Brasil em todos os formatos.

COO PARA ATACADÃO

Além do balanço, a companhia anunciou que o conselho de administração aprovou a criação da posição de vice-presidente de operações do Atacadão, em uma preparação de sucessão "com a devida antecedência" na liderança da empresa.

Com isso, o vice-presidente financeiro do Atacadão, Marco Oliveira, passará a ocupar a vice-presidência de operações da bandeira e Sébastien Durchon vai assumir a diretoria financeira. Ambos apoiarão José Roberto Müssnich, que comanda o Atacadão há 15 anos, afirmou a companhia.

O conselho do Carrefour Brasil também aprovou proposta de pagamento adicional de dividendos de 90 milhões de reais na forma de juros sobre capital próprio aos acionistas, valor que será deliberado em assembleia geral programada para 16 de abril deste ano.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)